O Yoga se originou na Índia antiga e acredita-se que exista há mais de 5.000 anos. Foi desenvolvido por sábios que utilizavam o yoga como forma de prática física e espiritual. Eles desenvolveram várias posturas (ásanas) que ainda hoje são praticadas, bem como exercícios respiratórios (pranayama), técnicas de meditação, relaxamento e filosofia. O objetivo do yoga é alcançar o equilíbrio entre o corpo, a mente, as emoções e o espírito.
O Yoga é um excelente exercício para todos os tipos de corpos, idades e condições. Pode ser adaptado às necessidades e individualidades de qualquer pessoa. Esteja você procurando uma prática suave ou algo mais desafiador, o yoga pode proporcionar benefícios como estimular a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a clareza mental. Além disso, as técnicas de respiração, relaxamento e meditação podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e melhorar o bem-estar geral.
O yoga apresenta inúmeros benefícios físicos, mentais, espirituais e emocionais.
A prática regular de yoga melhora a flexibilidade e a amplitude de movimento, promove a força muscular e estimula o equilíbrio. O Yoga pode auxiliar no alívio de dor crônica associada à condições como artrite ou dor lombar. Apresenta melhorias cardiovasculares, o aprimoramento da saúde do coração, da circulação sanguínea e podendo até reduzir a pressão arterial.
O Yoga desenvolve a autoconsciência e a compreensão da conexão entre corpo-mente. Proporciona clareza mental, paz de espírito e relaxamento. Aumenta a concentração, o foco, a criatividade e a produtividade. A prática te convida a se tornar mais consciente de seu corpo e de suas emoções, bem como de seu estado mental – ambos importantes para gerenciar o estresse e as emoções de maneira eficaz.
A combinação de movimentos conscientes, respiração controlada e técnicas de relaxamento usados no yoga, têm se mostrado uma maneira muito eficaz de reduzir os níveis de estresse, ansiedade e depressão, o que, por sua vez, traz enorme bem-estar geral, durante e após a aula.
A prática regular de ásanas, as poses do yoga, podem ser uma maneira eficaz de perder peso quando combinada com uma dieta saudável. Tanto as posturas quanto as saudações ao sol, ajudam a vigorar e a tonificar o corpo. Além disso, o yoga auxilia a reduzir os níveis de estresse que podem levar a escolhas alimentares excessivas ou pouco saudáveis. O yoga estimula o concentração e a atenção plena, e focar na alimentação consciente ajuda a aumentar a percepção sobre as escolhas alimentares que podem apoiar as metas de perda de peso. Lembrando, o Yoga é uma filosofia de vida que envolve um conjunto de práticas que te auxiliam a ter mais saúde física, mental e emocional, sendo todos estes fatores para o ganho ou perda de peso.
Melhoria do sono: o yoga pode ajudar as mulheres grávidas a terem um sono mais reparador, o que é essencial para a saúde da mãe e do bebê.
Redução do estresse e da ansiedade: o yoga pré-natal ajuda a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, permitindo que as futuras mamães lidem melhor com as mudanças físicas que acompanham a gravidez.
Maior força e resistência: a prática regular de yoga fortalece o corpo e aumenta a resistência, ao mesmo tempo em que aumenta a flexibilidade preparando o corpo para o trabalho de parto.
Melhora da postura: à medida que a barriga cresce durante a gravidez, fica cada vez mais difícil manter uma boa postura. O yoga pré-natal pode auxiliar a corrigir essa questão fortalecendo os músculos da coluna e do core, proporcionando mais firmeza do corpo e maior sensação de bem-estar.
Melhora da respiração: praticar exercícios respiratórios através do yoga pode ser muito benéfico durante o trabalho de parto, pois permitem que você ative o Sistema Nervoso Parassimpático, responsável pelo relaxamento e tranquilidade, reduzindo a sensação de dor e de medo.
Inicialmente o mais importante é ter:
Com o tempo você pode adquirir: